ARMADO ATÉ OS DENTES


Esse pequeno bichinho, com cara de doce e inocente amiguinho é uma arma letal: o porco-espinho. Roedor, pertencente à família Erethizontidae ou Hystricidae. Ele pesa de 6 a 10,5 kg e tem uma média de 75 cm. Muito parecido com um esquilo armado, o porco-espinho de porco não tem nada. Só o nome.
Pequeno, leve, espinhento e narigudo, pode ser confundido com um ouriço. Os porcos-espinhos conseguem assustar até o mais destemido dos animais. Quem se arriscar a chegar perto dele, leva logo de cara uma chuva de espetos. Ataca sempre de marcha-ré e pode matar até uma onça. O bichinho já nasce com espinhos, e pode chegar a 30 mil deles na fase adulta. Seus espinhos estão levemente presos a carne, precisando de um leve toque para soltá-los.
Com hábitos muito familiares aos dos humanos, os porcos-espinhos tem uma esquisitice bem típica: gostam de se alimentar de sal e manteiga. Por isso é comum a observação desse animalzinho próximo a casas, principalmente na América do Norte.
Armado até os dentes, chegar perto desse bicho pode ser uma sentença de morte. Veja o que esse “inocente” animal fez com um cão que tentou brincar com ele.

Um comentário:

Unknown disse...

Tadinho do cao, ficou cheio de espinhos. adorei esse bixinho espinhoso. muito fofo.