SIMBIOSE

Eqüoterapia ajuda deficientes físicos a recuperem o equilíbrio emocional



Em um passado não muito distante, os cavalos eram o principal meio de transporte do homem. Vastos territórios foram desbravados por tropeiros sob o lombo de um eqüino. Fonte de serviço, força e destreza, ainda hoje é possível observar cavalos desempenhando esses papéis. Mas quem poderia supor que um dia eles serviriam como remédio, curando doenças biopsicosociais?
Em Cascavel tem cavalo curando gente por aí. Recuperando pessoas de sérios problemas de equilíbrio físico e emocional, a cumplicidade entre animal e paciente permite o exemplo de uma simbiose perfeita. Uma vida em comum. O cavalo cura o paciente, que em troca, ganha muito mais que carinho e comida. Ganha gratidão e reconhecimento.
Na Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Cascavel, é possível ver esse trabalho acontecendo todos os dias, pouco depois das 9 da manhã. A chamada Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de Saúde, Educação e Equitação, buscando o desenvolvimento biológico, social e psicológico de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais. O cavalo é utilizado como recurso terapêutico, ou seja, como instrumento de trabalho. O movimento rítmico, preciso e tridimensional do cavalo, que ao caminhar se desloca para todos os lados, pode ser comparado com a ação da pelve humana no andar, permitindo a todo instante entradas sensoriais profundas, estimulações olfativa, visual e auditiva.
Leia mais.

Nenhum comentário: